As mulheres e suas cargas, suas culpas, suas escolhas

val_tristeDesde que o direito de igualdade entre homens e mulheres se tornou realidade, a vida de uma mulher, que já não era fácil, se tornou um verdadeiro desafio.

Uma mulher casada, com filhos pequenos, que trabalha fora e tem um marido “considerado machista”, está tão sobrecarregada e estressada, que não consegue se enxergar, como acontecia com as mulheres de antigamente. A única diferença é que elas estão crescendo profissionalmente, mandando embora os maridos que não colaboram e se tornando grandes heroínas da vida moderna.

Mas será que no meio de toda essa loucura, essa correria, várias coisas não ficam incompletas? “Pois bem! Tal como não passa de mães pela metade aquela que apenas gera mas não educa os filhos, assim também pais pela metade são todos quantos provêem até em excesso o necessário para o bem estar material do filho, sem no entanto, se diligenciarem em lhes ornar a personalidade com conhecimentos honestos”, diz Erasmo de Roterdam, em seu texto “De Pueris”.

Mães pela metade é como se sentem, deixando a criação de seus filhos mais a cargo de babás e empregadas do que por elas mesmas. E tudo porque a sociedade exige cada vez mais, como diz Languet, num texto de 1767, afirmando que “o homem mal abre os olhos e já se encontra atado a essa cadeia imensa, chamada sociedade”. A concorrência é cada vez maior e todas as pessoas, principalmente as mulheres, carregam este fardo, e dependendo de suas opções por este ou aquele caminho, se tornam solitárias e cheias de culpa, mesmo obtendo o tão sonhado sucesso no mundo dos negócios, e quando acordam, já é tarde demais.

O mundo gira, e aquilo que a sociedade impunha como tão importante anos atrás, hoje já não importa mais, tudo parece estar fora do seu lugar. E só resta o arrependimento e uma mudança radical, buscando a felicidade em detrimento do resto.

Val Reis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s