Propaganda de carros deverá conter texto educativo

Meio e Mensagem Online/ Val Reis

Frases educativas, como as que alertam contra o consumo de álcool antes de dirigir, cuidado com as faixas de pedestres e use o cinto, entre outras, deverão ser adotadas na publicidade nacional. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está em fase final de regulamentação da Lei 12.006, sancionada em 30 de julho do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a lei, qualquer publicidade de automóveis, peças e insumos de carros ou de qualquer outro segmento relacionado à indústria automobilística deverá ser acompanhada de frases de alerta e educativas para um comportamento seguro no trânsito, da mesma forma que já acontece com os anunciantes de bebidas alcoólicas, por exemplo. Isso vale para publicidade em televisão, rádio, mídia impressa, internet ou qualquer outro canal.

Segundo informações obtidas junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ainda não tem uma data definida para que a lei entre em vigor, pois os detalhes das princiapis regras dos anúncios educativos ainda não estão finalizadas. Contudo, o órgão garante que até o final deste primeiro semestre, a medida já estará em vigor.

A publicação oficial da lei não garante, entretanto, que sua aplicação seja feita diretamente. Caso siga a regra da maior parte das regulamentações aprovadas pelo Contran, é possível que a regra seja publicada com um prazo para que os anunciantes, agências, os veículos e o setor gráfico possam se adequar as novas determinações e criar seus anúncios e campanhas já com a nova padronização obrigatória.

Além da campanha educacional de trânsito conjunta, com propagandas da indústria da cadeia automotiva, a nova lei também determina que as publicidades constantes em outdoors instalados nas beiras das rodovias, sejam elas de qualquer tipo de produto, incluindo anunciantes institucionais (das empresas concessionárias) e até eleitorais, também contenham informações sobre educação no trânsito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s