Twitter vai enviar publicidade aos usuários

Val Reis

O Twitter lançou no dia 13/4 um serviço chamado Promoted Tweets, que permitirá a empresas enviar anúncios em forma de mensagens. A informação foi divulgada por um post no blog de Biz Stone, um dos fundadores do microblog.

Segundo a empresa, os usuários começarão a ver as mensagens pagas, com a indicação “promoted”, no topo de algumas buscas feitas no serviço e devem aparecer também na timeline dos usuários tanto na versão web quando em aplicações de terceiros, como TweetDeck, Seesmic e Tweetie (comprado pelo Twitter na semana passada). Inicialmente, cerca de 10% dos usuários receberão esses textos. Entre os primeiros anunciantes estão Best Buy, Red Bull, Sony, Starbucks e Virgin America. O projeto será disponibilizado em várias etapas.

Futuras mudanças no projeto podem incluir a exibição dessas mensagens publicitárias entre os textos escritos pelos usuários, e o serviço pretende medir se as mensagens publicitárias conseguem despertar interesse, e vai parar de oferecer se isso não acontecer, afirmou Stone.

A novidade pode não agradar os usuários, que consideram a iniciativa uma nova forma de spam (mensagens não socilitadas), mas é importante para a empresa, pois é o primeiro passo para tornar o microblog rentável.

Rodrigo Viana (@RV30), jornalista, acredita que por vivermos sob a sombra da desconfiança dos spams (mensagens não solicitadas) e pop-ups (janela extra que abre no navegador, considerada invasiva), a repulsa dos internautas é grande em relação a isso. “Acho válido ter tweets promocionais pagos, desde que não invada agressivamente nosso espaço. O twitter é uma ferramenta bastante revolucionária e as mídias sociais um fenômeno que ainda está se estabelecendo, é natural que se experimente uma forma de ganhar dinheiro nesse meio, mas de um jeito bastante inteligente.”

Já os anunciantes e agências de publicidade vêem a iniciativa como algo muito positivo, já que o twitter ultrapassou a marca de 100 milhões de usuários e espera elevar esse número nos próximos anos, com o a utilização da internet em aparelhos móveis como os celulares.

Segundo o publicitário Carlos Eduardo Leandro (@caeleandro), “toda campanha publicitária que auxilia e se confunde com um serviço de utilidade pública e que informa e traz benefícios ao consumidor, tem aumentada sua capacidade de sedução. O twitter é uma mídia social muito empregada na aceleração da notícia, na base de serviços de utilidade pública, e se as mensagens comerciais vierem de encontro ao gancho poderoso desta mídia social, acredito que este novo nicho de negócio só tem a crescer. Portanto devemos ter cuidado com a forma, para não queimarmos um grande canal de comunicação.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s